quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

QUEM SOMOS? / CHRISTIANE MATALLO

CHRISTIANE MATALLO A bailarina, coreógrafa, musicista e cantora Christiane Matallo iniciou seus estudos em dança com apenas três anos de idade. É a única artista que sapateia e toca sax tenor simultaneamente no mundo. Graduada em dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é diretora residente do Studio de Dança Christiane Matallo, de Campinas, desde 1995.

Trabalhou como performer do projeto AtoContAto do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp, coordenado pelo Dr. Jônatas Manzolli e se apresentou na Inglaterra e Áustria.

É diretora artística e organizadora do Brazil Internacional Tap Festival, que em 2007 chegou a sua oitava edição e do Sapateia São Paulo, que comemora o Dia Internacional do Sapateado (25 de maio) na cidade de São Paulo. É a idealizadora da Lei do Dia do Sapateado no país, que foi aprovada na Câmara dos Vereadores ano passado.

Desde 2004 apresenta o espetáculo “da Corda pro Pé”, que reúne música, dança, canto e poesia. Nele Christiane dança, toca saxofone tenor, piano e pandeiro ao mesmo tempo em que sapateia, interpreta e canta. O espetáculo ficou em turnê nos Estados Unidos em julho e agosto de 2005, 2006 e 2007. A bailarina já deu aulas em diversos festivais do mundo com destaque para o New York City Tap Festival (NY) e Los Angeles Tap Festival (LA).

Em 2006 Christiane lançou dois DVD´s de sapateado inéditos no Brasil. Intitulado “A Arte de Sapatear com Christiane Matallo”, foi lançado em 27 países e quatro idiomas. No carnaval de 2007 foi destaque como Carmem Miranda, da Escola de Samba Mocidade Alegre em São Paulo, escola campeã deste ano e também foi convidada para integrar o cast do grupo de percussão Stomp em NY.

Em fevereiro de 2008, coreografou a primeira ala de sapateado para o desfile da Mocidade Alegre, que foi amplamente divulgada pela mídia televisiva e jornalística no Brasil como elemento de destaque do carnaval de São Paulo.

Nenhum comentário: