quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

QUEM SOMOS? / GILBERTO DE SYLLOS

GILBERTO DE SYLLOS

Gilberto de Syllos é bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas, dedica-se ao contrabaixo acústico desde 1995. Em 1997, lançou o álbum “Tocando Baixo”, trabalho que foi selecionado para o prêmio Sharp daquele ano.

É um dos autores do livro “Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira” (ed. Lumiar / 2003), junto com Ramon Montanhaur. O livro editado por Almir Chediak é usado em escolas e faculdades de música no Brasil e exterior. Foi o contrabaixista e violonista de musicais em São Paulo, como, “Suburbano Coração”, de de Chico Buarque e Naum Alves e “Cole Porter... Ele Nunca Disse Que Me Amava”, produzido por Ciro Batelli.

Desde 2003, é o contrabaixista do Quinteto Paulo Jobim. Integra o Marcelo Onofri Quinteto, Dualle, (dueto com o saxofonista Flávio Corilow) e o Hot Jazz Club (CDhomônimo/2004- produzido por Zuza Homem de Mello). Recentemente participou do CD vencedor do prêmio Visa – Izabel Padovani (2006–Eldorado) e fez a direção musical do novo trabalho do compositor, pianista, cantor e arranjador Marcelo Onofri (Temporâneo-2007).

Como instrumentista atua em estúdios de gravação, tendo participado de inúmeros CDs e shows de artistas como Paulo Jobim, Hermeto Paschoal e Roberto Menescal. Lecionou na Faculdade Paulista de Artes como professor de contrabaixo e história da MPB. Atualmente é professor da faculdade Berklee Souza Lima em São Paulo, onde é o responsável pelo curso técnico de contrabaixo.

Desde 2003 desenvolve uma pesquisa musical, ao lado da sapateadora e saxofonista Christiane Matallo, que interage sapateado, percussão corporal e contrabaixo elétrico e acústico. Com o show “da Corda pro pé”, realizaram em 2005 e 2006 uma turnê pelos Estados Unidos no qual participou também dos maiores festivais de sapateado, além de ministrar workshops sobre música brasileira.

Em julho de 2007 voltou aos Estados Unidos para diversas apresentações, incluindo o espetáculo “da Corda pro Pé” além de workshops e lançamento dos DVDs “A Arte de Sapatear com Christiane Matallo”, no qual assina a direção musical.

Nenhum comentário: