quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

QUEM SOMOS? / MARCELA BENVEGNU

MARCELA BENVEGNU

Marcela Benvegnu é bailarina (drt. 3325) e jornalista (mtb. 038093), pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu uma monografia inédita no país sobre o JAZZ DANCE - Swing Descompassado - A re-territorialização da identidade do Jazz Dance no Brasil por uma perspectiva co-evolutiva, sob orientação da Dra. Fabiana Dultra Britto.

É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo. Sua dissertação versa sobre a diferença entre a crítica de dança do jornal “O Estado de S. Paulo” e da “Folha de São Paulo” nos anos 2000. A orientação foi inicialmente do Dr. Arthur Nestrovski e posteriormente da Dra. Leda Tenório da Motta.

Especializou-se na editoria de cultura e há quatro anos escreve para veículos especializados no assunto. Atua como repórter de cultura e arte do Jornal de Piracicaba (www.jornaldepiracicaba.com.br) desde 2004, no qual assina a coluna Tudo É Dança, publicada semanalmente no caderno Fim de Semana, desde abril de 2006. A coluna tem versão online http://www.tudoedanca.blogspot.com/

Já esteve como jurada, palestrante, crítica ou jornalista convidada em eventos como o Dança Ribeirão, Festival Internacional de Sapateado, Livrespaço para Dança –13ª Edição, Prêmio Imprensa de Dança, Sapateia São Paulo, Temporada de Balé Russo de São Paulo, Corpo Rastreado na Galeria Olido, Festival de Dança de Londrina, Olhares Sobre o Corpo, e outros.

Em 2006, lançou o livro “na Dança”, em parceria com outras jornalistas pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Atuou como única crítica de dança convidada no Festival de Dança de Joinville em 2006 e 2007.

É integrante da Companhia de Dança Christiane Matallo, de Campinas há cinco anos, tendo participado de montagens como “Suíte para Tom Jobim”, “Ciclos”, “Que Dia é Hoje?” e outras, que abrangem coreografias de jazzdance, dança contemporânea, balé clássico e sapateado. Em 2008 integrou a Ala Sapateia São Paulo, na Escola de Samba Mocidade Alegre, no Carnaval de 2008.

Um comentário:

Mark Moska disse...

Muito Bom e Criativo Marcela
Desejo toda sorte do mundo, muito sucesso e toda satisfaçao pessoal, que é muito mais importante que sucesso :)

Parabens Pelo Trabalho